Sistematização

Esta proposta de sistematização da capoeira como conteúdo da EFE, foi construída para as fases escolares do Ensino Fundamental (ef) e Médio (em) sugerindo os fundamentos e sua sequência, além das fases em que considera-se ideal que sejam desenvolvidos. Além das dimensões procedimentais também foram observadas as dimenes atitudinais e conceituais. 
(SILVA, L.M.F. 2012)
CONTEÚDOS
·   O que é Capoeira.
·   Ginga.
·   Respeito às diferenças e a perspectiva multicultural.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
·   Trajetória histórica da Capoeira e sua evolução.
·   Golpes:
   - Bênção;
   - Meia-lua-de-frente;
   - Martelo;
   - Queixada;
   - Rabo-de-arraia;
·   Valorização da capoeira como Patrimônio imaterial da cultura brasileira.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x




x
x
x
x
x
x
x
x




x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
·  Instrumentos: quais são e seu papel na capoeira:
- Atabaque;
- Pandeiro;
- Berimbau.
·  Esquiva (defesa).
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x




x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
·  Cânticos da capoeira.
·  Coreográficos:
- Aú;
- Bananeira;
- Bananeira-de-angola;
· A compreensão da capoeira na perspectiva da Cooperação.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
·  Rituais da capoeira.
·  Movimentação rasteira:
- negativa/rolê.
·    Ética no jogo e na roda de capoeira.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
·  Vertentes da capoeira: Angola, Regional e Contemporânea.
·  Formas de jogo:
- Angola (ritmo lento);
- São-bento-pequeno (ritmo médio);
- São-bento-grande (ritmo rápido).
·  Capoeira e o ensino da não Violência.




x
x
x
x
x
x
x
x




x
x
x
x
x
x
x
x




x
x
x
x
x
x
x
x







x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x

Nenhum comentário:

Postar um comentário