Esta proposta
de sistematização da capoeira como conteúdo da EFE, foi construída para as fases escolares do Ensino Fundamental (ef)
e Médio (em) sugerindo os fundamentos e sua sequência, além das fases em que considera-se ideal que
sejam desenvolvidos. Além das dimensões procedimentais também foram observadas as dimensões atitudinais e conceituais.
(SILVA, L.M.F. 2012)
CONTEÚDOS
|
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
|
9º
|
1ª
|
2ª
|
3ª
|
· O que é Capoeira.
· Ginga.
· Respeito às
diferenças e a perspectiva multicultural.
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
· Trajetória histórica
da Capoeira e sua evolução.
· Golpes:
-
Bênção;
-
Meia-lua-de-frente;
-
Martelo;
-
Queixada;
-
Rabo-de-arraia;
· Valorização da
capoeira como Patrimônio imaterial da cultura brasileira.
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||||
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||||
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
· Instrumentos: quais são e seu papel na
capoeira:
- Atabaque;
- Pandeiro;
- Berimbau.
· Esquiva (defesa).
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||||
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
· Cânticos da capoeira.
· Coreográficos:
- Aú;
- Bananeira;
- Bananeira-de-angola;
· A compreensão da capoeira
na perspectiva da Cooperação.
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
· Rituais da capoeira.
· Movimentação rasteira:
-
negativa/rolê.
·
Ética
no jogo e na roda de capoeira.
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
· Vertentes da capoeira: Angola, Regional e
Contemporânea.
· Formas de jogo:
- Angola (ritmo
lento);
- São-bento-pequeno
(ritmo médio);
- São-bento-grande
(ritmo rápido).
· Capoeira e o ensino da não Violência.
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
||||
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||||
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||||
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
||||||||
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário