Planos

Sugere-se aqui 6 Planos de Aula, considerando um período letivo, que na EFE deve ser dividido com outros temas da cultura corporal. Lembrando que é apenas uma sugestão para que os professores possam transpor didaticamente e adaptá-lo às suas necessidades e contexto, utilizando da maneira que lhe convier.
(SILVA, L.M.F., 2012)
AULA 1:
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Vivenciar a ginga, a bênção e meia-lua-de-frente. Conhecer/discutir/refletir sobre o que é a capoeira.
- Roda de conversa:
Para esta primeira aula leve algumas figuras da capoeira que estão disponíveis aqui mesmo no blog que podem ser impressas e coladas na parede antes que os alunos cheguem na sala de aula. Se for possível, passe slides com fotos e/ou um pequeno vídeo com o objetivo de demonstrar e discutir sobre o que é a capoeira evitando confusão e possíveis preconceitos religiosos muito comuns entre os alunos (texto de apoio no ícone “A Capoeira – (SILVA, 2012)”, neste blog). Pergunte para os alunos se conhecem a capoeira; o que acham que faz parte da capoeira; se já assistiram alguma apresentação; se alguém já a vivenciou. Vá montando uma lista com eles sobre tudo o que acham que faz parte do contexto da capoeira para discutir no final da aula.
- Vivências:
- Divida os alunos em duplas. Cada dupla terá um giz nas mãos e irão desenhar, cada um o triângulo do outro, no chão. Cada ponto da base deste triângulo deve ser desenhado onde os pés estiverem na posição de base da ginga: o primeiro aluno fica de pé, com as pernas um pouco afastadas e o outro irá fazer um pequeno círculo em volta de cada um dos pés do primeiro. Em seguida o professor solicita que este aluno desloque uma de suas pernas para trás e tente permanecer em equilíbrio nesta posição. O segundo aluno irá desenhar o terceiro ponto que formará o triângulo. Após todos os alunos terem seus triângulos desenhados o professor ensina a dinâmica da ginga.
- Mostre as figuras da ginga, da bênção e da meia lua de frente. Solicite aos alunos que realizem estes movimentos da maneira que estão percebendo.
Bênção. Faça com os alunos um varal com folhas de rascunho penduradas na altura da cintura. Solicite que, se desloquem lateralmente e tentem, da base da ginga, empurrar as folhas com o pé (chute frontal, pé flexionado). A perna é estendida totalmente, empurrando as folhas.   
Meia-lua-de-frente. peça aos alunos que imaginem desenhar uma meia lua, a sua frente, com a perna que está atrás, vindo para frente e retornando. Agora dificulte um pouco solicitando que ginguem e realizem a meia-lua-de-frente, para os dois lados.
- Faça uma brincadeira de pega-pega, na qual para não serem pegos, eles deverão realizar um dos três movimentos aprendidos.
- Roda Final: Discuta com os alunos sobre tudo o que foi visto e discutido na aula.
Pergunte se acham que o que realizaram na aula faz parte da capoeira; suas opiniões sobre a capoeira ser luta, jogo, brincadeira, etc; Explique os motivos pelos quais a capoeira comporta estas definições. Monte, em conjunto com eles, uma definição própria da capoeira (DARIDO; SOUZA JÚNIOR, 2007).
- Solicite uma pesquisa para a próxima aula sobre a trajetória história da capoeira (texto de apoio no ícone “Histórico” – (SILVA, 2012), neste blog), que será discutida na 2ª aula.
 
 
AULA 2:
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Vivenciar o martelo e o aú. Discutir/refletir sobre o histórico da capoeira e multiculturalismo.
Nesta aula acrescente as figuras da bênção e do aú.
- Roda de conversa: Discuta com os alunos acerca das pesquisas que fizeram sobre o histórico da capoeira. Em que local se originou a capoeira? Quem a praticava e por quê? Qual a relação da escravidão e a origem da capoeira? Existem misturas de diferentes povos na sua criação? Antes desta leitura tinham algum conhecimento sobre sua origem?
- Vivências: Solicite aos alunos que fiquem em duplas e ginguem um de frente para o outro. O aluno A irá tentar tocar o joelho do aluno B e este tentará impedir. Depois trocam.  Em seguida os dois alunos irão tentar tocar os joelhos do outro ao mesmo tempo. Ainda em duplas solicite-os que, o aluno A irá se deslocar para todas as direções gingando, e o aluno B irá acompanhá-lo. Depois trocam. Em seguida um tentará acompanhar o outro sem que seja combinado anteriormente quem vai seguir quem.
Martelo. Solicite aos alunos que imaginem uma madeira a sua frente, de lado, e que irão tocá-la com o peito do pé. Também utilize a figura que está na parede para que eles tenham uma noção anterior e a tenham como referencial para criar seu próprio movimento. Em seguida utilize algumas cadeiras e solicite que eles as utilizem como alvo para o martelo, apenas tocando, sem usar força para não se machucarem.
- Aú. Utilizando a parede da quadra. Explique o que é um aú demonstrando a figura. Solicite-os que, em fila, de frente para a parede, coloquem as mãos no chão, próximas à parede e caminhem por ela levando as pernas, semi-flexionadas, de um lado a outro. A cada vez que passarem irão esticando as pernas e aumentando a distância da parede.
Em seguida faça círculos grandes no chão e solicite que eles façam o mesmo movimento em cima da linha desenhada. Depois vá traçando semi-círculos e diminuindo a curvatura até realizarem o aú em uma linha reta.
- Monte uma pequena dramatização sobre a história da capoeira com os alunos divididos em grupos, cada grupo irá representar um momento da história: a capoeira na escravidão, como prática proibida, nas academias e na atualidade. Depois reflita com eles sobre o que assistiram, na roda final.
- Roda Final: - retome a discussão com os alunos sobre por que a capoeira é considerada uma luta de libertação; os motivos pelos quais chegou a ser proibida no Brasil; compare aos dias de hoje a escravidão e a realidade atual dos negros e da própria capoeira. Existem preconceitos? Porque sua prática ainda é discriminada por alguns? Por que praticamos tantos esportes de origens européias e americanas e não a capoeira de origem afro-brasileira?
- Discuta ainda sobre como se deu a evolução da capoeira de prática proibida à Patrimônio imaterial da cultura brasileira. O que isso significa? (texto de apoio: Certidão da roda de capoeira, site do IPHAN:  www.portal.iphan.gov.br).
 
AULA 3:
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Vivenciar a bananeira-de-angola e bananeira. Discutir/refletir sobre os instrumentos musicais utilizados na capoeira.
Para falar sobre os instrumentos da capoeira leve figuras, também disponíveis aqui mesmo no blog e/ou um pequeno vídeo que eles possam visualizar o berimbau, o pandeiro e o atabaque que são os mais utilizados. Se tiver possibilidade leve os instrumentos para que vivenciem e conheçam.
- Roda de conversa: Pergunte aos alunos se conhecem os instrumentos utilizados na capoeira. Qual o papel dos instrumentos na roda de capoeira? E o berimbau, qual sua importância na roda?
- Vivências:
- Bananeira-de-angola. Solicite aos alunos que desenhem com giz um pequeno triângulo no chão, que será a base da bananeira-de-angola. Inicialmente solicite que eles coloquem as duas mãos, uma em cada ponta da base do triângulo procurando ficar confortável na posição. Em seguida irão colocar a cabeça na ponta do triângulo. Dica: o triângulo deve ser bem distribuído, pois só assim eles conseguirão o equilíbrio futuro necessário ao movimento, e ainda, a parte da cabeça que deve tocar é o alto da mesma. Agora solicite que coloquem os joelhos em cima dos cotovelos e tentem tirar os pés do chão e equilibrarem-se alguns segundos nesta posição. Somente depois lance o desafio de irem estendendo as pernas, ficando com a coluna reta, podendo ainda, desafiá-los para, em equilíbrio, movimentar as pernas.
- Bananeira. Após os alunos terem explorado o movimento anterior faça uma atividade lúdica: alunos em um círculo, ou em vários círculos, e cada um com uma bola grande. A bola deverá ser movimentada pelos alunos apenas com os pés, porém com as mãos ao chão (de cabeça para baixo). Se for possível comece com uma bola pequena e vá aumentando o tamanho dela para que os alunos sejam obrigados a elevar as pernas.
Em seguida solicite que tentem realizar os dois tipos de bananeira em duplas, um dando suporte para o outro, fazendo a segurança.
- Vivenciando os instrumentos: inicialmente relembre, batendo palmas junto com os alunos, o ritmo da capoeira (tchim, tchim dão, dão; tchim, tchim dão, dão) – pode utilizar-se de músicas em cd’s.
Sentados em roda. Todos vivenciarão os três instrumentos (pandeiro, atabaque e berimbau).
Atabaque: realizam 4 batidas com as mãos no chão: 1,2,  3,4 – as duas primeiras unidas, um tempo, e as duas últimas batidas unidas também,  reproduzindo o som do atabaque.
Pandeiro: 4 batidas também, como no atabaque: 1,2,  3,4. Neste caso farão uma batida no chão com as duas mãos e uma palma (1,2); repete (3,4).
Berimbau: (tchim, tchim dão, dão; tchim, tchim dão, dão) esse som é feito somente com a boca.
Todo o grupo: divida os alunos em quatro pequenos grupos – berimbau, pandeiro, atabaque e as palmas.
- Roda Final: - Converse com os alunos sobre toda a aula, o que aprenderam, suas sensações e dificuldades e relembre sobre os instrumentos da capoeira. Qual a importância do berimbau e suas funções na roda. Qual a origem dos instrumentos.
Discuta acerca de como acham que os instrumentos são confeccionados e a diferença entre os que são feitos industrialmente (atabaque e pandeiro) e o berimbau que continua, até hoje, sendo artesanal; a madeira utilizada e seu replantio (texto de apoio: blog temastransversaisnacapoeira.blogspot.com).
Termine com uma atividade lúdica musical adaptada: utilize a cantiga “oi sim, sim, sim..., oi não, não, não...”. O coro deve responder ao contrário do que o professor cantou “oi não, não, não..., oi sim, sim, sim...”. O professor pode variar para baixo/alto, quente/frio, aproveitando para trabalhar noções de antônimos (FALCÃO, 2005).
Sugira uma oficina de confecção de berimbau que pode ser realizada juntamente com o professor de artes.
  
AULA 4:
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Vivenciar o rabo-de-arraia, esquiva, rolê e negativa. Discutir/refletir sobre os cânticos da capoeira.
- Roda de conversa: discuta com seus alunos sobre o que pesquisaram acerca dos cânticos, seu papel na roda de capoeira, o significado de suas letras.
- Vivências: Utilize uma corda grande. Inicie com a brincadeira do relógio, girando a corda e todos devem livrar-se dela com diferentes movimentos de capoeira. Em seguida estique a corda e solicite aos alunos que passem por ela de diversas maneiras.  Sugestões: Somente por cima fazendo bananeira, aú, e os golpes já aprendidos aproveitando para que relembrem de todos os fundamentos. Varie as alturas. Somente por baixo: gingando; vá abaixando a corda. Gingando até chegar na corda, de lado para ela. Para ultrapassá-la deverão se abaixar de lado passando a coluna para o outro lado e desta forma já estarão realizando a esquiva lateral. Da mesma forma vá abaixando e sugerindo que passem para o outro lado com uma das mãos no chão e a outra protegendo o rosto, sem tocar na corda (início do rolê e negativa).
Alunos em dupla. Aluno A, irá desferir somente a meia-lua-de-frente e o aluno B deverá esquivar-se como passou pela corda.
- Negativa e rolê: Dinâmica do morto-vivo. Alunos gingando, espalhados pela sala. Utilize um aparelho de som. Ao parar a música deverão colocar uma das mãos no chão descendo na posição de base da ginga (negativa) como fizeram na corda. Este é o movimento “1”. Logo após faça o mesmo para a posição “2”: partindo da posição 1 irão, abaixados, girar o corpo para o lado da mão que está no chão fazendo um rolê. Em seguida eles deverão ficar atentos ao movimento que o professor irá solicitar. Para variar e desafiar ainda mais, o professor pode trocar: quando falar o número 1 terão que realizar o número 2 e vice-versa.
- Rabo-de-arraia. Divida o movimento em duas fases: inicialmente saindo da base da ginga, com a perna esquerda à frente, os alunos levarão esta perna para a lateral direita do corpo e as duas mãos ao chão. Repita algumas vezes. Em seguida passe para a fase 2: os alunos irão realizar o movimento da fase 1 e passar a perna direita, desenhando um semi-círculo no ar até voltar para a posição inicial da ginga.
- Roda Final: Pergunte se alguém conhece alguma música de capoeira, se quer cantá-la. Leve cd’s com diferentes músicas da capoeira. Escolha duas mais fáceis, os cantos corridos; leve a letra e cante com eles procurando acompanhar com as palmas.  
Aproveite para discutir/refletir com eles sobre a discriminação, presente nas letras das músicas, relativa às mulheres capoeiristas, aos próprios negros e sua cultura e o respeito que devemos ter para com estas diferenças. (Texto de apoio: no ícone “músicas” deste blog; veja também o blog  temastransversaisnacapoeira.blogspot.com).
- Utilizando material reciclável: solicite que levem para a próxima aula garrafas pet de 2L.
  
AULA 5:
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Vivenciar a queixada. Discutir/refletir sobre o jogo (cooperativo) de capoeira.
- Roda de conversa: Converse com os alunos sobre o jogo da capoeira, se já viram, se há o toque entre os jogadores; questione-os sobre lealdade, respeito mútuo, cooperação. Demonstre vídeos de jogos de capoeira leais, nos quais os capoeiristas se respeitam, brincam e jogam cooperativamente.
- Vivências: Utilize as garrafas pet trazidas por eles (você também deve levar para o caso de ninguém se lembrar de levá-las). Os alunos deverão amarrá-las, pela boca, com um cordão grande e pendurá-las no teto, enfileiradas. Assim elas se tornarão alvos e todos devem ir passando por elas e fazendo um movimento da capoeira tendo as garrafas penduradas como referência. Procure ir variando as direções, alturas e movimentos.
- Queixada: Demonstre a figura da queixada para facilitar seu ensino. Divida a aplicação pedagógica da queixada em 3 fases: Inicie a queixada a partir da posição de base da ginga e ensine somente o movimento inicial dela: a perna da frente se desloca para a frente da outra perna. Repita. Em seguida solicite que acrescentem o movimento da perna de trás: ela avança para frente. Repita. Em seguida o terceiro passo: a perna da frente retorna para trás fazendo um movimento circular.
- Agora em duplas, todos ao mesmo tempo, ao som da música, o aluno A irá somente desferir os golpes e outros movimentos, e o aluno B irá somente esquivar. Depois trocam de função. Em seguida irão jogar capoeira, ou seja, os dois, ao mesmo tempo, vão desferir os golpes e esquivar de acordo com o movimento do outro.
- Solicite aos alunos que se unam em pequenos grupos. Nos grupos irão montar uma pequena sequência que contenha todos os movimentos que já aprenderam. Logo após, cada grupo apresentará sua sequência para a turma e todos deverão realizá-la.
- Roda Final: - Discussão: como foi trabalhar em grupo? Houve cooperação? O que preferem? Por quê? Quais as vantagens de se trabalhar em grupo? Sabemos dividir?
A cooperação no jogo da capoeira: para jogar capoeira um precisa do outro, ou seja, irão jogar “com”, e não “contra” o outro. Conscientize-o de que ele pode apenas demonstrar seus golpes, em direção ao seu colega sem atingí-lo, controlando seus movimentos por isso o toque na capoeira não é predominante.
  
AULA 6:
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Vivenciar o jogo de capoeira e seus estilos. Discutir/refletir sobre os rituais/regras da roda de capoeira e vivenciá-la. Vertentes de capoeira: angola, regional e contemporânea.
- Roda de conversa: Converse com os alunos sobre os diferentes tipos de jogo da capoeira, como o são bento pequeno, angola e são bento grande, mais indicados para iniciantes e o ambiente escolar.
Discuta com eles sobre os rituais da roda para que ela funcione, necessariamente com a cooperação de todos. Converse também sobre as vertentes da capoeira (Texto de apoio: Google books - para ensinar educação física capoeira)
- Vivências: utilizando-se de cd’s demonstre aos alunos os 3 ritmos citados e solicite que se movimentem de acordo com o ritmo tocado e discuta as diferenças do ritmo e o tipo de jogo.
- Todos em duplas jogando são bento pequeno que é um jogo mais recreativo, solto, de ritmo médio. Um ou mais alunos irão tirando um da dupla e jogam com quem ficou, até que todos joguem com todos. Essa é a “compra” do jogo que no final será realizado na roda.
- Faça uma grande roda e vá problematizando com os alunos os rituais básicos da roda de capoeira: início e término do jogo, a compra, o berimbau.
O jogo começa com os alunos abaixados no “pé do berimbau”, pois este é a referência da roda, mesmo que seja imaginário. Não podem iniciar o jogo de outro lugar da roda. Eles devem se cumprimentar e sair em aú (o mais comum), mas também podem fazer uma negativa/rolê, bananeira, dentre outros. Todos devem responder ao coro, bater palmas e tocar os instrumentos. Solicite que realizem os sons dos instrumentos imaginários e troquem sempre as funções, vivenciando todos os momentos da roda. A compra do jogo, ou seja, quando um capoeirista quer jogar com um dos dois que já estão na roda jogando capoeira, ele pede permissão ao mestre ou, na falta deste, ao mais graduado que está comandando a roda (na escola será o professor) para entrar e tirar um dos dois. Este pedido é realizado com gestos, com a linguagem corporal, sem a menção de palavras. Depois de permitido o capoeirista entra na roda, sempre saindo do pé do berimbau, pelo lado direito, e de preferência encosta uma de suas mãos nas costas de quem ele quer que saia. Pode ainda entrar por entre os dois (atento ao momento certo para não ser atingido), fazendo um movimento de esquiva e com um dos braços estendidos, de frente para aquele com quem ele quer jogar.
Para finalizar o jogo, o capoeirista faz um sinal de término com as mãos, cruzando os punhos, ou apenas dando uma das mãos ao outro, cumprimentando-o. Todo jogo deve terminar com um aperto de mãos entre os capoeiristas em sinal de respeito e agradecimento pelo jogo realizado. Após este cumprimento eles devem sair andando de costas, sempre de frente para o centro da roda para evitar qualquer acidente.
- Roda Final: Discussão: ética; solidariedade – trocar de lugar com quem está tocando os instrumentos, mesmo imaginários, para que estes possam jogar. Provoque a reflexão e que exponham suas opiniões sobre o fato de se cumprimentarem ao entrar e sair da roda.
- Relembre juntamente com os alunos tudo o que foi aprendido e vivenciado e faça uma avaliação em conjunto com todos sobre os aprendizados, pontos positivos e negativos.
 

5 comentários:

  1. Excelente sistematização.
    Parabéns, Luciana.
    M. John - Beribazu/Polônia

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  2. Olá John, Muito obrigada! Caso tenha alguma sugestão para planos de aula, compartilhe conosco.

    Abraços fraternais,
    Luciana

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  3. Gostaria de agradecer a partilha dos planos de aula.
    Obrigado e um abraço da Ilha da Madeira!

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  4. Muito obrigada pelos excelentes modelos de plano de aula!

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