Sugere-se aqui 6 Planos de Aula, considerando
um período letivo, que na EFE deve ser dividido com outros temas da cultura
corporal. Lembrando que é apenas uma sugestão para que os professores possam
transpor didaticamente e adaptá-lo às suas necessidades e contexto, utilizando
da maneira que lhe convier.
(SILVA, L.M.F., 2012)
AULA
1:
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DISCIPLINA: Educação Física
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DURAÇÃO: 50 min
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OBJETIVO: Vivenciar a ginga, a bênção e
meia-lua-de-frente. Conhecer/discutir/refletir sobre o que é a capoeira.
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- Roda de conversa:
Para esta primeira aula leve algumas
figuras da capoeira que estão disponíveis aqui mesmo no blog que podem ser
impressas e coladas na parede antes que os alunos cheguem na sala de aula. Se
for possível, passe slides com fotos e/ou um pequeno vídeo com o objetivo de
demonstrar e discutir sobre o que é a capoeira evitando confusão e possíveis
preconceitos religiosos muito comuns entre os alunos (texto de apoio no ícone
“A Capoeira – (SILVA, 2012)”, neste blog). Pergunte para os alunos se
conhecem a capoeira; o que acham que faz parte da capoeira; se já assistiram
alguma apresentação; se alguém já a vivenciou. Vá montando uma lista com eles
sobre tudo o que acham que faz parte do contexto da capoeira para discutir no
final da aula.
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- Vivências:
- Divida os alunos em duplas. Cada dupla terá um giz nas mãos e irão desenhar, cada um o triângulo do
outro, no chão. Cada ponto da base deste triângulo deve ser desenhado onde os
pés estiverem na posição de base da ginga: o primeiro aluno fica de pé, com
as pernas um pouco afastadas e o outro irá fazer um pequeno círculo em volta
de cada um dos pés do primeiro. Em seguida o professor solicita que este
aluno desloque uma de suas pernas para trás e tente permanecer em equilíbrio
nesta posição. O segundo aluno irá desenhar o terceiro ponto que formará o
triângulo. Após todos os alunos terem seus triângulos desenhados o professor
ensina a dinâmica da ginga.
- Mostre as figuras da ginga, da bênção e
da meia lua de frente. Solicite aos alunos que realizem estes movimentos da
maneira que estão percebendo.
Bênção. Faça com os alunos um varal com
folhas de rascunho penduradas na altura da cintura. Solicite que, se
desloquem lateralmente e tentem, da base da ginga, empurrar as folhas com o
pé (chute frontal, pé flexionado). A perna é estendida totalmente, empurrando
as folhas.
Meia-lua-de-frente. peça aos alunos que
imaginem desenhar uma meia lua, a sua frente, com a perna que está atrás,
vindo para frente e retornando. Agora dificulte um pouco solicitando que
ginguem e realizem a meia-lua-de-frente, para os dois lados.
- Faça
uma brincadeira de pega-pega, na qual para não serem pegos, eles deverão
realizar um dos três movimentos aprendidos.
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- Roda
Final: Discuta com os alunos sobre tudo o que foi visto e
discutido na aula.
Pergunte se
acham que o que realizaram na aula faz parte da capoeira; suas opiniões sobre
a capoeira ser luta, jogo, brincadeira, etc; Explique os motivos pelos quais
a capoeira comporta estas definições. Monte, em conjunto com eles, uma
definição própria da capoeira (DARIDO; SOUZA JÚNIOR, 2007).
- Solicite uma pesquisa para a próxima aula
sobre a trajetória história da capoeira (texto de apoio no ícone “Histórico”
– (SILVA, 2012), neste blog), que será discutida na 2ª aula.
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AULA
2:
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DISCIPLINA: Educação Física
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DURAÇÃO: 50 min
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OBJETIVO: Vivenciar o martelo e o aú.
Discutir/refletir sobre o histórico da capoeira e multiculturalismo.
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Nesta aula acrescente as figuras da bênção
e do aú.
- Roda de conversa: Discuta com os
alunos acerca das pesquisas que fizeram sobre o histórico da capoeira. Em que
local se originou a capoeira? Quem a praticava e por quê? Qual a relação da
escravidão e a origem da capoeira? Existem misturas de diferentes povos na
sua criação? Antes desta leitura tinham algum conhecimento sobre sua origem?
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- Vivências:
Solicite aos alunos que fiquem em duplas e ginguem um de frente para o
outro. O aluno A irá tentar tocar o joelho do aluno B e este tentará impedir.
Depois trocam. Em seguida os dois
alunos irão tentar tocar os joelhos do outro ao mesmo tempo. Ainda em duplas
solicite-os que, o aluno A irá se deslocar para todas as direções gingando, e
o aluno B irá acompanhá-lo. Depois trocam. Em seguida um tentará acompanhar o
outro sem que seja combinado anteriormente quem vai seguir quem.
Martelo. Solicite aos alunos que imaginem
uma madeira a sua frente, de lado, e que irão tocá-la com o peito do pé.
Também utilize a figura que está na parede para que eles tenham uma noção
anterior e a tenham como referencial para criar seu próprio movimento. Em
seguida utilize algumas cadeiras e solicite que eles as utilizem como alvo
para o martelo, apenas tocando, sem usar força para não se machucarem.
- Aú. Utilizando a parede da quadra.
Explique o que é um aú demonstrando a figura. Solicite-os que, em fila, de
frente para a parede, coloquem as mãos no chão, próximas à parede e caminhem
por ela levando as pernas, semi-flexionadas, de um lado a outro. A cada vez
que passarem irão esticando as pernas e aumentando a distância da parede.
Em seguida faça círculos grandes no chão e
solicite que eles façam o mesmo movimento em cima da linha desenhada. Depois
vá traçando semi-círculos e diminuindo a curvatura até realizarem o aú em uma
linha reta.
- Monte uma pequena dramatização sobre a
história da capoeira com os alunos divididos em grupos, cada grupo irá
representar um momento da história: a capoeira na escravidão, como prática
proibida, nas academias e na atualidade. Depois reflita com eles sobre o que
assistiram, na roda final.
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Roda Final: - retome a discussão com os alunos sobre por que a capoeira é
considerada uma luta de libertação; os motivos pelos quais chegou a ser
proibida no Brasil; compare aos dias de hoje a escravidão e a realidade atual
dos negros e da própria capoeira. Existem preconceitos? Porque sua prática
ainda é discriminada por alguns? Por que praticamos tantos esportes de
origens européias e americanas e não a capoeira de origem afro-brasileira?
- Discuta ainda sobre como se deu a evolução
da capoeira de prática proibida à Patrimônio imaterial da cultura brasileira.
O que isso significa? (texto de apoio: Certidão da roda de capoeira, site do
IPHAN: www.portal.iphan.gov.br).
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AULA
3:
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DISCIPLINA: Educação Física
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DURAÇÃO: 50 min
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OBJETIVO: Vivenciar a bananeira-de-angola e
bananeira. Discutir/refletir sobre os instrumentos musicais utilizados na
capoeira.
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Para falar sobre os instrumentos da
capoeira leve figuras, também disponíveis aqui mesmo no blog e/ou um pequeno
vídeo que eles possam visualizar o berimbau, o pandeiro e o atabaque que são
os mais utilizados. Se tiver possibilidade leve os instrumentos para que
vivenciem e conheçam.
- Roda de conversa: Pergunte aos
alunos se conhecem os instrumentos utilizados na capoeira. Qual o papel dos
instrumentos na roda de capoeira? E o berimbau, qual sua importância na roda?
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- Vivências:
- Bananeira-de-angola. Solicite aos alunos
que desenhem com giz um pequeno triângulo no chão, que será a base da
bananeira-de-angola. Inicialmente solicite que eles coloquem as duas mãos,
uma em cada ponta da base do triângulo procurando ficar confortável na
posição. Em seguida irão colocar a cabeça na ponta do triângulo. Dica: o
triângulo deve ser bem distribuído, pois só assim eles conseguirão o
equilíbrio futuro necessário ao movimento, e ainda, a parte da cabeça que
deve tocar é o alto da mesma. Agora solicite que coloquem os joelhos em cima
dos cotovelos e tentem tirar os pés do chão e equilibrarem-se alguns segundos
nesta posição. Somente depois lance o desafio de irem estendendo as pernas,
ficando com a coluna reta, podendo ainda, desafiá-los para, em equilíbrio,
movimentar as pernas.
- Bananeira. Após os alunos terem explorado
o movimento anterior faça uma atividade lúdica: alunos em um círculo, ou em
vários círculos, e cada um com uma bola grande. A bola deverá ser movimentada
pelos alunos apenas com os pés, porém com as mãos ao chão (de cabeça para
baixo). Se for possível comece com uma bola pequena e vá aumentando o tamanho
dela para que os alunos sejam obrigados a elevar as pernas.
Em seguida solicite que tentem realizar os
dois tipos de bananeira em duplas, um dando suporte para o outro, fazendo a
segurança.
- Vivenciando os instrumentos: inicialmente
relembre, batendo palmas junto com os alunos, o ritmo da capoeira (tchim, tchim dão, dão; tchim, tchim dão,
dão) – pode utilizar-se de músicas em cd’s.
Sentados em roda. Todos vivenciarão os três
instrumentos (pandeiro, atabaque e berimbau).
Atabaque: realizam 4 batidas com as mãos no
chão: 1,2, 3,4 – as duas primeiras unidas, um tempo, e
as duas últimas batidas unidas também, reproduzindo o som do atabaque.
Pandeiro: 4 batidas também, como no
atabaque: 1,2, 3,4. Neste caso farão uma batida no
chão com as duas mãos e uma palma (1,2);
repete (3,4).
Berimbau: (tchim, tchim dão, dão; tchim, tchim dão, dão) esse som é feito
somente com a boca.
Todo o grupo: divida os alunos em quatro
pequenos grupos – berimbau, pandeiro, atabaque e as palmas.
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- Roda
Final: - Converse com os alunos sobre toda a aula, o que aprenderam, suas
sensações e dificuldades e relembre sobre os instrumentos da capoeira. Qual a
importância do berimbau e suas funções na roda. Qual a origem dos
instrumentos.
Discuta acerca de como acham que os
instrumentos são confeccionados e a diferença entre os que são feitos
industrialmente (atabaque e pandeiro) e o berimbau que continua, até hoje,
sendo artesanal; a madeira utilizada e seu replantio (texto de apoio: blog
temastransversaisnacapoeira.blogspot.com).
Termine com uma atividade lúdica musical
adaptada: utilize a cantiga “oi sim,
sim, sim..., oi não, não, não...”. O coro deve responder ao contrário do
que o professor cantou “oi não, não,
não..., oi sim, sim, sim...”. O professor pode variar para baixo/alto,
quente/frio, aproveitando para trabalhar noções de antônimos (FALCÃO, 2005).
Sugira uma oficina de confecção de berimbau
que pode ser realizada juntamente com o professor de artes.
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AULA
4:
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DISCIPLINA: Educação Física
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DURAÇÃO: 50 min
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OBJETIVO: Vivenciar o rabo-de-arraia, esquiva, rolê e
negativa. Discutir/refletir sobre os cânticos da capoeira.
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- Roda de conversa: discuta com seus
alunos sobre o que pesquisaram acerca dos cânticos, seu papel na roda de
capoeira, o significado de suas letras.
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- Vivências:
Utilize uma corda grande. Inicie com a brincadeira do relógio, girando a
corda e todos devem livrar-se dela com diferentes movimentos de capoeira. Em
seguida estique a corda e solicite aos alunos que passem por ela de diversas
maneiras. Sugestões: Somente por cima
fazendo bananeira, aú, e os golpes já aprendidos aproveitando para que
relembrem de todos os fundamentos. Varie as alturas. Somente por baixo:
gingando; vá abaixando a corda. Gingando até chegar na corda, de lado para
ela. Para ultrapassá-la deverão se abaixar de lado passando a coluna para o
outro lado e desta forma já estarão realizando a esquiva lateral. Da mesma
forma vá abaixando e sugerindo que passem para o outro lado com uma das mãos
no chão e a outra protegendo o rosto, sem tocar na corda (início do rolê e
negativa).
Alunos em dupla. Aluno A, irá desferir
somente a meia-lua-de-frente e o aluno B deverá esquivar-se como passou pela
corda.
- Negativa e rolê: Dinâmica do morto-vivo.
Alunos gingando, espalhados pela sala. Utilize um aparelho de som. Ao parar a
música deverão colocar uma das mãos no chão descendo na posição de base da
ginga (negativa) como fizeram na corda. Este é o movimento “1”. Logo após
faça o mesmo para a posição “2”: partindo da posição 1 irão, abaixados, girar
o corpo para o lado da mão que está no chão fazendo um rolê. Em seguida eles
deverão ficar atentos ao movimento que o professor irá solicitar. Para variar
e desafiar ainda mais, o professor pode trocar: quando falar o número 1 terão
que realizar o número 2 e vice-versa.
- Rabo-de-arraia. Divida o movimento em
duas fases: inicialmente saindo da base da ginga, com a perna esquerda à
frente, os alunos levarão esta perna para a lateral direita do corpo e as
duas mãos ao chão. Repita algumas vezes. Em seguida passe para a fase 2: os
alunos irão realizar o movimento da fase 1 e passar a perna direita,
desenhando um semi-círculo no ar até voltar para a posição inicial da ginga.
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- Roda
Final: Pergunte se alguém conhece alguma música de capoeira, se quer
cantá-la. Leve cd’s com diferentes músicas da capoeira. Escolha duas mais
fáceis, os cantos corridos; leve a letra e cante com eles procurando
acompanhar com as palmas.
Aproveite para discutir/refletir com eles
sobre a discriminação, presente nas letras das músicas, relativa às mulheres
capoeiristas, aos próprios negros e sua cultura e o respeito que devemos ter
para com estas diferenças. (Texto de apoio: no ícone “músicas” deste blog;
veja também o blog temastransversaisnacapoeira.blogspot.com).
- Utilizando material reciclável: solicite
que levem para a próxima aula garrafas pet de 2L.
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AULA
5:
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DISCIPLINA: Educação Física
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DURAÇÃO: 50 min
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OBJETIVO: Vivenciar a queixada. Discutir/refletir
sobre o jogo (cooperativo) de capoeira.
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- Roda de conversa: Converse com os
alunos sobre o jogo da capoeira, se já viram, se há o toque entre os
jogadores; questione-os sobre lealdade, respeito mútuo, cooperação. Demonstre
vídeos de jogos de capoeira leais, nos quais os capoeiristas se respeitam,
brincam e jogam cooperativamente.
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- Vivências:
Utilize as garrafas pet trazidas por eles (você também deve levar para o
caso de ninguém se lembrar de levá-las). Os alunos deverão amarrá-las, pela
boca, com um cordão grande e pendurá-las no teto, enfileiradas. Assim elas se
tornarão alvos e todos devem ir passando por elas e fazendo um movimento da
capoeira tendo as garrafas penduradas como referência. Procure ir variando as
direções, alturas e movimentos.
- Queixada: Demonstre a figura da queixada
para facilitar seu ensino. Divida a aplicação pedagógica da queixada em 3
fases: Inicie a queixada a partir da posição de base da ginga e ensine
somente o movimento inicial dela: a perna da frente se desloca para a frente
da outra perna. Repita. Em seguida solicite que acrescentem o movimento da
perna de trás: ela avança para frente. Repita. Em seguida o terceiro passo: a
perna da frente retorna para trás fazendo um movimento circular.
- Agora em duplas, todos ao mesmo tempo, ao
som da música, o aluno A irá somente desferir os golpes e outros movimentos,
e o aluno B irá somente esquivar. Depois trocam de função. Em seguida irão
jogar capoeira, ou seja, os dois, ao mesmo tempo, vão desferir os golpes e
esquivar de acordo com o movimento do outro.
- Solicite aos alunos que se unam em
pequenos grupos. Nos grupos irão montar uma pequena sequência que contenha
todos os movimentos que já aprenderam. Logo após, cada grupo apresentará sua
sequência para a turma e todos deverão realizá-la.
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- Roda
Final: - Discussão: como foi trabalhar em grupo? Houve cooperação? O que
preferem? Por quê? Quais as vantagens de se trabalhar em grupo? Sabemos
dividir?
A cooperação no jogo da capoeira: para jogar capoeira um precisa do outro, ou seja, irão
jogar “com”, e não “contra” o outro. Conscientize-o de que ele pode apenas
demonstrar seus golpes, em direção ao seu colega sem atingí-lo, controlando
seus movimentos por isso o toque na capoeira não é predominante.
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AULA
6:
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DISCIPLINA: Educação Física
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DURAÇÃO: 50 min
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OBJETIVO: Vivenciar o jogo de capoeira e seus
estilos. Discutir/refletir sobre os rituais/regras da roda de capoeira e
vivenciá-la. Vertentes de capoeira: angola, regional e contemporânea.
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- Roda de conversa: Converse com os
alunos sobre os diferentes tipos de jogo da capoeira, como o são bento
pequeno, angola e são bento grande, mais indicados para iniciantes e o
ambiente escolar.
Discuta com eles sobre os rituais da roda
para que ela funcione, necessariamente com a cooperação de todos. Converse
também sobre as vertentes da capoeira (Texto de apoio: Google books - para ensinar educação física capoeira)
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- Vivências:
utilizando-se de cd’s demonstre aos alunos os 3 ritmos citados e solicite
que se movimentem de acordo com o ritmo tocado e discuta as diferenças do
ritmo e o tipo de jogo.
- Todos em duplas jogando são bento pequeno
que é um jogo mais recreativo, solto, de ritmo médio. Um ou mais alunos irão
tirando um da dupla e jogam com quem ficou, até que todos joguem com todos.
Essa é a “compra” do jogo que no final será realizado na roda.
- Faça uma grande roda e vá problematizando
com os alunos os rituais básicos da roda de capoeira: início e término do
jogo, a compra, o berimbau.
O jogo começa com os alunos abaixados no
“pé do berimbau”, pois este é a referência da roda, mesmo que seja
imaginário. Não podem iniciar o jogo de outro lugar da roda. Eles devem se
cumprimentar e sair em aú (o mais comum), mas também podem fazer uma
negativa/rolê, bananeira, dentre outros. Todos devem responder ao coro, bater
palmas e tocar os instrumentos. Solicite que realizem os sons dos
instrumentos imaginários e troquem sempre as funções, vivenciando todos os
momentos da roda. A compra do jogo, ou seja, quando um capoeirista quer jogar
com um dos dois que já estão na roda jogando capoeira, ele pede permissão ao
mestre ou, na falta deste, ao mais graduado que está comandando a roda (na
escola será o professor) para entrar e tirar um dos dois. Este pedido é
realizado com gestos, com a linguagem corporal, sem a menção de palavras.
Depois de permitido o capoeirista entra na roda, sempre saindo do pé do
berimbau, pelo lado direito, e de preferência encosta uma de suas mãos nas
costas de quem ele quer que saia. Pode ainda entrar por entre os dois (atento
ao momento certo para não ser atingido), fazendo um movimento de esquiva e
com um dos braços estendidos, de frente para aquele com quem ele quer jogar.
Para finalizar o jogo, o capoeirista faz um
sinal de término com as mãos, cruzando os punhos, ou apenas dando uma das
mãos ao outro, cumprimentando-o. Todo jogo deve terminar com um aperto de
mãos entre os capoeiristas em sinal de respeito e agradecimento pelo jogo
realizado. Após este cumprimento eles devem sair andando de costas, sempre de
frente para o centro da roda para evitar qualquer acidente.
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- Roda
Final: Discussão: ética; solidariedade – trocar de lugar com quem está
tocando os instrumentos, mesmo imaginários, para que estes possam jogar.
Provoque a reflexão e que exponham suas opiniões sobre o fato de se
cumprimentarem ao entrar e sair da roda.
- Relembre juntamente com os alunos tudo o
que foi aprendido e vivenciado e faça uma avaliação em conjunto com todos
sobre os aprendizados, pontos positivos e negativos.
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Excelente sistematização.
ResponderExcluirParabéns, Luciana.
M. John - Beribazu/Polônia
Olá John, Muito obrigada! Caso tenha alguma sugestão para planos de aula, compartilhe conosco.
ResponderExcluirAbraços fraternais,
Luciana
Gostaria de agradecer a partilha dos planos de aula.
ResponderExcluirObrigado e um abraço da Ilha da Madeira!
top..
ResponderExcluirMuito obrigada pelos excelentes modelos de plano de aula!
ResponderExcluir