A música na roda capoeira tem papel fundamental, pois
dá ritmo e animação, reaviva a memória histórica, mantendo suas tradições, além
de promover princípios éticos a serem respeitados durante a roda (VEIRA, 1995).
1. Ladainha: em geral, retratam a condição do negro escravo e sua luta pela libertação:
http://www.youtube.com/watch?v=MuIZK_McMiE&noredirect=1
Às vezes me chamam de negro,
Pensando que vão me humilhar
Mas o que eles não sabem é que só me fazem lembrar
Que eu venho daquela raça, que lutou pra se libertar
Que criou o Maculelê
E acredita no camdomblé
E que tem um sorriso no rosto
A ginga no corpo
E o samba no pé
Que fez surgir de uma dança
Luta que pode matar
Capoeira, arma poderosa
Luta de libertação
Brancos e negros na roda se abraçam como irmãos
Perguntei ao camará, o que é meu?
É meu irmão! (coro)
Ô, meu irmão do coração, camará
É meu irmão! (coro)
Ô Camará o que é meu?
2. Canto corrido: chama a atenção
daquele que é visitante na roda e que por algum motivo quer jogar de uma forma
mais violenta ou inadequada. Este tem função ética, chamando a atenção do
capoeirista para que a mantenha durante o jogo:
Voa baixo pavão, voa baixo pavão,
Aqui não é seu terreiro, nem também o seu
sertão... (domínio público)
3. Cânticos que refletem a superação da condição dos negros oprimidos (FALCÃO, 2005):
Escorregar não é cair, é um balanço que o corpo
dá... (domínio público)
Sabe o estômago que tem
Cada macado no seu galho
É um ditado que convém (domínio público)
Se essa mulher fosse minha, eu tirava da roda já,
já
Dava uma surra nela que ela gritava... chega!
Se essa mulher fosse minha, eu lhe ensinava a
viver
Dava mamão com farinha semana inteirinha pra ela
comer... (domínio público)
A mulher e a galinha são dois bichos
interesseiros
A galinha pelo milho e a mulher pelo dinheiro (domínio público)
Mulher pra mim tem que ter manter a estiva
Tem que jogar capoeria, ser boa, gostosa e bonita
Bicho bom o que é... É mulher (domínio público)
5. Músicas que enaltecem as mulheres capoeiristas:
Ai, ai Aidê! Olha joga bonito que eu quero ver.
Ai, ai Aidê! Olha joga bonito pra mim aprender.
Ai, ai Aidê! Olha joga bonito que pra mim é um prazer.
Ai, ai Aidê! Olha joga bonito, cantei pra você! (domínio público)
O menino chorou! nhem, nhem, nhem
É por que não mamou! nhem, nhem, nhem
Cala a boca menino! nhem, nhem, nhem
É menino chorão! nhem, nhem, nhem (domínio público)
7. Cantos corridos tradicionais que provocam animação na roda:
Oi sim, sim, sim
Oi não, não, não
Mas hoje tem, amanhã não
Mas hoje tem, amanhã não
Oi sim, sim, sim
Oi não, não, não (domínio público)
Como vai você? Como vai você?
Dona Maria como vai vosmecê?
Joga menino que eu quero ver
Dona Maria como vai vosmercê? (domínio público)
Camugerê, como tá, como tá?
Camugerêeee!
Como vai vosmecê?
Camugerêeee!
Eu vou bem de saúde
Camugerêeee! (domínio público)
Mas se abalô deixa abalá (domínio público)
*Sobre este cântico,
especificamente, um Mestre conta o
seguinte fato curioso:
"tem uma música que a gente canta na capoeira: “...abalô
capoeira, abalô...” e essa musica na verdade, é assim: “...abalô cachoeira, abalô...”,
aí ele foi explicar porque. Aí falou que em 1930 teve lá um... não! Em 1920,
teve uma proibição dos terreiros, né; os terreiros de candomblé e tal, lá na
Bahia. Aí teve a maior confusão porque era uma cidade que tinha muitos
terreiros e a cidade era chamada de cachoeira e depois teve uma quase revolução
lá! Aí a música foi em homenagem a isso..; “...abalo cachoeira, abalo..., aí
nisso foi trazido pra dentro da capoeira.
8. Cântico que, em geral, é utilizado para finalizar a roda:
Oi adeus, adeus
Boa viagem!
Eu vou membora,
Boa viagem!
Eu vou, eu vou,
Boa viagem!
Eu vou agora,
Oi adeus!
Adeus, adeus! (domínio público)
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