Músicas



A música na roda capoeira tem papel fundamental, pois dá ritmo e animação, reaviva a memória histórica, mantendo suas tradições, além de promover princípios éticos a serem respeitados durante a roda (VEIRA, 1995).
 
1. Ladainha: em geral, retratam a condição do negro escravo e sua luta pela libertação:
http://www.youtube.com/watch?v=MuIZK_McMiE&noredirect=1

Às vezes me chamam de negro,
Pensando que vão me humilhar
Mas o que eles não sabem é que só me fazem lembrar
Que eu venho daquela raça, que lutou pra se libertar
Que criou o Maculelê
E acredita no camdomblé
E que tem um sorriso no rosto
A ginga no corpo
E o samba no pé
Que fez surgir de uma dança
Luta que pode matar
Capoeira, arma poderosa
Luta de libertação
Brancos e negros na roda se abraçam como irmãos
Perguntei ao camará, o que é meu?
É meu irmão! (coro)
Ô, meu irmão do coração, camará
É meu irmão! (coro)
Ô Camará o que é meu?
2. Canto corrido: chama a atenção daquele que é visitante na roda e que por algum motivo quer jogar de uma forma mais violenta ou inadequada. Este tem função ética, chamando a atenção do capoeirista para que a mantenha durante o jogo:

Voa baixo pavão, voa baixo pavão,
Aqui não é seu terreiro, nem também o seu sertão...     (domínio público)

3. Cânticos que refletem a superação da condição dos negros oprimidos (FALCÃO, 2005):

Escorregar não é cair, é um balanço que o corpo dá...  (domínio público)

 Passarinho que come pedra
Sabe o estômago que tem
Cada macado no seu galho
É um ditado que convém   (domínio público)

4. Músicas que refletem a discriminação que acontecia contra as mulheres capoeiristas: por ser um meio marcadamente masculino e que ainda são cantadas nos dias de hoje (FALCÃO, 2005). Não há como afirmar que este preconceito tenha mudado, o que mudou é que o número de mulheres que praticam capoeira aumentou significativamente nos últimos anos, apesar de ainda ser pequeno o número de Mestras de capoeira:
Se essa mulher fosse minha, eu tirava da roda já, já
Dava uma surra nela que ela gritava... chega!
Se essa mulher fosse minha, eu lhe ensinava a viver
Dava mamão com farinha semana inteirinha pra ela comer...     (domínio público)
 
A mulher e a galinha são dois bichos interesseiros
A galinha pelo milho e a mulher pelo dinheiro  (domínio público)

Mulher pra mim tem que ter manter a estiva
Tem que jogar capoeria, ser boa, gostosa e bonita
Bicho bom o que é... É mulher    (domínio público)


5. Músicas que enaltecem as mulheres capoeiristas:

Ai, ai Aidê! Olha joga bonito que eu quero ver.
Ai, ai Aidê! Olha joga bonito pra mim aprender.
Ai, ai Aidê! Olha joga bonito que pra mim é um prazer.
Ai, ai Aidê! Olha joga bonito, cantei pra você!        (domínio público)

6. Músicas que representam a presença das crianças na roda:
                                      Olha chora menino! nhem, nhem, nhem
O menino chorou! nhem, nhem, nhem
É por que não mamou! nhem, nhem, nhem
Cala a boca menino! nhem, nhem, nhem
É menino chorão! nhem, nhem, nhem       (domínio público)

7. Cantos corridos tradicionais que provocam animação na roda: 

Oi sim, sim, sim
Oi não, não, não
Mas hoje tem, amanhã não
Mas hoje tem, amanhã não
Oi sim, sim, sim
Oi não, não, não             (domínio público)

 Dona Maria, como vai você?
Como vai você? Como vai você?
Dona Maria como vai vosmecê?
Joga menino que eu quero ver
Dona Maria como vai vosmercê?       (domínio público)
Camugerê, como tá, como tá?
Camugerêeee!
Como vai vosmecê?
Camugerêeee!
Eu vou bem de saúde
Camugerêeee!         (domínio público)

 *Abalô capoeira, abalôô
Mas se abalô deixa abalá    (domínio público)
*Sobre este cântico, especificamente, um Mestre conta o seguinte fato curioso:

"tem uma música que a gente canta na capoeira: “...abalô capoeira, abalô...” e essa musica na verdade, é assim: “...abalô cachoeira, abalô...”, aí ele foi explicar porque. Aí falou que em 1930 teve lá um... não! Em 1920, teve uma proibição dos terreiros, né; os terreiros de candomblé e tal, lá na Bahia. Aí teve a maior confusão porque era uma cidade que tinha muitos terreiros e a cidade era chamada de cachoeira e depois teve uma quase revolução lá! Aí a música foi em homenagem a isso..; “...abalo cachoeira, abalo..., aí nisso foi trazido pra dentro da capoeira. 

8.  Cântico que, em geral, é utilizado para finalizar a roda:  

Oi adeus, adeus
Boa viagem!
Eu vou membora,
Boa viagem!
Eu vou, eu vou,
Boa viagem!
Eu vou agora,
Oi adeus!
Adeus, adeus!     (domínio público)

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