Berimbau

Berimbau de material reciclável

Para fazer o berimbau serão necessários os seguintes materiais:
. um cano de pvc que neste caso específico será de 1.50m, mas ele pode ser menor ou maior;
. arame galvanizado de fazer cerca, fino e flexível, 2.00m, aproximadamente;
. alicate de corte e alicate comum;
. um prego;
. um cadarço de tênis, em algodão, para não escorregar no pvc, ou cordão grosso;
. uma garrafa pet de 2L, vazia e lavada para a cabaça;
. um palito de churrasco ou caneta vazia para a baqueta;
- uma pedra ou uma moeda.

Faça um furo em cada uma das extremidades traseiras do pvc, com o prego quente, segurando-o com o alicate comum. Esta será a verga do berimbau. Em um dos furos será amarrada uma ponta do arame com cuidado para não deixar pontas. Na outra extremidade do arame faça um nó que deixe um laço, no qual você amarrará o cadarço (reserve uma parte deste para a cabaça – 20cm). Esta parte será passada no outro furo feito no pvc (parte de cima) esticando bem o arame para que fique bem preso e dê o som necessário. Em seguida, segure com uma das mãos o arame para não soltar e dê algumas voltas, com o cadarço, em torno do pvc e amarre bem. 
Corte a parte debaixo da garrafa pet com cuidado para não deixar pontas que possam machucar depois e faça dois furos com o prego quente no fundo dela com uma distância de aproximadamente 3cm. Perpasse a outra parte do cadarço em um e outro furo, e amarre-o firmemente, deixando um espaço para que possa ser encaixado na verga (pvc). Em seguida, introduza a cabaça pelo cadarço, na verga de seu berimbau, com a parte da garrafa encostada no pvc. É necessário que fique bem justo e não tome muito espaço da verga.
Pegue sua baqueta de palito de churrasco ou uma caneta vazia, a pedra ou a moeda e já pode tocar seu berimbau. 

Pauta para tocar berimbau 

As pautas para tocar berimbau foram desenvolvidas por Mestre Zulu, em seu livro Idiopráxis de capoeira, de 1995, baseadas em pautas de notas musicais que se utiliza para tocar qualquer instrumento. Descrevemos aqui os três toques que consideramos serem mais adequados ao contexto escolar:

a) O toque de angola é lento e o jogo, de mesmo nome, acompanha o mesmo ritmo do berimbau.
O toque: 2 chiadas, 1 solta, 1 presa, caxixi.

Toque angola.

b) O toque São Bento Pequeno é de ritmo médio, o jogo denomina-se São Bento Pequeno, mais rápido do que o jogo de angola com a predominância de coreográficos, podendo utilizar-se de movimentos rasteiros e altos.
O toque: 2 chiadas, 1 presa, 1 solta, caxixi.
 Toque São Bento Pequeno.

c) O toque São Bento Grande (Figura 22) é de ritmo rápido, o jogo denomina-se “alto-ligeiro” (ZULU, 1995) e os golpes mais utilizados, preferencialmente, são os rodados.
O toque: 2 chiadas, 1 presa, 2 soltas.

Toque são-bento-grande.
 

d) LEGENDA:
 
d1: SOLTA : a pedra ou dobrão não tocam no arame do berimbau, somente é dada uma batida, no arame, com a baqueta. 
d2: PRESA  : a pedra encosta fortemente no arame, prendendo-o e, ao mesmo tempo, a baqueta dá uma batida forte no arame, um pouco acima de onde a pedra está sendo presa.
d3: CHIADA    : a pedra apenas encosta no arame e, ao mesmo tempo, a baqueta dá uma batida no arame, um pouco acima de onde a pedra está sendo encostada, provocando um som chiado (tchi-tchi). 

d4: CAXIXI:

Um comentário: